FALE COM O LEGISLATIVO
CÂMARA MUNICIPAL DE AMPARO - webmaster@camaraamparo.spgov.br
LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA  -   PRESIDENTE
Carlitinho pede academias

Carlitinho Oliveira está pedindo mais Academias de Ginástica a Céu Aberto para Amparo

O vereador Luiz Carlos de Oliveira, o Carlitinho de Oliveira (PV), presidente da Câmara Municipal de Amparo, enviou ofício ao prefeito Luiz Oscar Vitale Jacob (PSDB) pedindo a ele que estude a possibilidade de instalar “Academias de Ginástica a Céu Aberto” em todas as praças do município de Amparo (centro, bairros, distritos e em alguns pontos da zona rural, onde as muitas comunidades se reúnem nos finais de semana).

O vereador Carlitinho justifica o seu pedido dizendo que: “Amparo conta, hoje, com mais de dez mil idosos e, como sabem, sou autor da indicação que criou o Centro Dia do Idoso. Ao longo dos meus mandatos como vereador (cinco já cumpridos e um em andamento), embora tenha atuação diversificada, a ênfase maior sempre foi para proporcionar mais qualidade de vida ao pessoal da melhor idade. Assim, creio que com a instalação de mais Academias de Ginástica a Céu Aberto e mais aparelhos nas já existentes, estaremos incentivando a população em geral a praticar atividades físicas e a conquistar, consequentemente, vida mais saudável”.
Carlitinho pede cobertura e aquecimento na piscina do Centro Esportivo do Trabalhador

O presidente da Câmara Municipal de Amparo, vereador Luiz Carlos de Oliveira, o Carlitinho Oliveira, encaminhou ao chefe do executivo, prefeito Luiz Oscar Vitale Jacob na quinta-feira, dia 16 de março, ofício 44/2017, solicitando a realização e estudo de viabilidade para a instalação de sistema de aquecimento e realização de obra de cobertura da piscina existente no Centro Esportivo do Trabalhador.

Segundo Carlitinho, essas melhorias são para a realização de aulas aos Grupos da Melhor Idade de todas as Unidades de Saúde do município.

Junto com o ofício, foi anexado aproximadamente 300 abaixo - assinados. Neles, diversos munícipes dos bairros da cidade solicitam estas benfeitorias aos idosos e pacientes das Unidades de Saúde.

Pensando na saúde da população e de pessoas de baixa renda que não têm acesso a essas benfeitorias da cidade, o vereador completou; “As aulas de hidro e natação são de grande benefício para a saúde mental e física para as famílias de baixa renda, inclusive com necessidades especiais em tratamento”, disse o vereador.

O projeto se encontra na prefeitura e Carlitinho está acompanhando seu andamento.
O Presidente da Câmara Municipal, Luiz Carlos de Oliveira - “Carlitinho” -, convidou a Secretária da Saúde do Município, Maria Silvia, para falar aos vereadores sobre quais as providências que a secretaria vem adotando para a prevenção da febre amarela que está colocando em estado de alerta a região do circuito das águas paulista. A Secretária falou aos vereadores antes do início da 7ª Sessão Ordinária ocorrida no dia 27 de março que já esta semana, os servidores da saúde, incluindo os médicos da rede, receberão uma dose da vacina da febre amarela e, já nos dias 01 e 02 de abril, dez equipes estarão percorrendo as casas do Bairro dos Rosas e adjacências, onde a presença de primatas mortos foi mais acentuada.

A partir desta semana, inclusive, a Secretaria Municipal de Saúde está agendando através do telefone 3817.9311 datas para a vacinação, disponibilizando em média 200 vacinas, com a promessa da vigilância estadual de disponibilizar para o Município de Amparo 60.000 doses de vacina até o início do mês de maio, quando todos deverão estar preventivamente vacinados.
PRESIDENTE DA CÂMARA CONVIDA SECRETÁRIA DA SAÚDE PARA FALAR SOBRE A FEBRE AMARELA
“A vacinação na zona urbana, assim como na zona rural, tem o caráter preventivo e é uma ação da secretaria de saúde, pois o mosquito transmissor da febre amarela vive nas regiões tropicais de mata, onde é o seu habitat. O Prefeito Jacob e a equipe de saúde estão trabalhando incansavelmente para prevenir e tranqüilizar a população do Município”, acrescentou Carlitinho.
O Presidente da Câmara Municipal, o Vereador Luiz Carlos de Oliveira - “Carlitinho” - esteve visitando a sede da Associação Guarda Mirim de Amparo, onde fora recepcionado pela Professora Maria Ignez Pretti Rosasco. Carlitinho, acompanhado do Procurador da Câmara, Dr. Filipe da Costa Lessa, visitou as instalações da sede da entidade e reafirmou a disposição do Legislativo amparense de trabalhar para reforçar o Programa de Aprendizagem no âmbito do Município de Amparo, tendo por base a Lei Federal nº 13.019/14, que estabelece o Marco Regulatório das Parcerias com Organizações Sociais. O Presidente da Câmara disse que a Associação Guarda Mirim de Amparo guarda uma história de lutas e sacrifícios, mas que se sente muito feliz ao saber que mesmo diante das inúmeras dificuldades enfrentadas, a entidade continua se dedicando à causa de bem servir o Município e orientar nossos jovens para uma vida profissional de responsabilidade e sucesso. Por fim, Carlitinho ressaltou a importância das empresas sediadas em território amparense de cumprir com a cota de contratação de aprendizes fixada na legislação federal, pois somente desta forma será possível a continuidade desse trabalho em prol da formação ética, moral e profissional de nossos aprendizes.
PRESIDENTE DA CÂMARA VISITA A GUARDA MIRIM
O Presidente da Câmara Municipal, Luiz Carlos de Oliveira - “Carlitinho” -, convidou a Secretária da Saúde do Município, Maria Silvia, para falar aos vereadores sobre quais as providências que a secretaria vem adotando para a prevenção da febre amarela que está colocando em estado de alerta a região do circuito das águas paulista. A Secretária falou aos vereadores antes do início da 7ª Sessão Ordinária ocorrida no dia 27 de março que já durante a semana, os servidores da saúde, incluindo os médicos da rede, receberão uma dose da vacina da febre amarela e, já a partir do dia 01 de abril, começará o programa de vacinação em massa da população em geral. Segundo a secretária municipal, o calendário de vacinação começará
PRESIDENTE DA CÂMARA CONVIDA SECRETÁRIA DA SAÚDE PARA FALAR SOBRE A FEBRE AMARELA
Carlitinho foi ao local e em contato com alguns moradores daquele entorno pode constatar a necessidade da reconstrução daquele muro, principalmente porque as grades instaladas na via da Av. Bernardino de Campos para orientar o trânsito oferecem riscos não somente aos veículos, mas principalmente aos pedestres. “Solicitamos ao Prefeito a possibilidade de agilizar as obras de reconstrução do muro, porque o local possui um fluxo muito grande de veículos, principalmente nos horários críticos, colocando em risco a segurança de todos que por ai caminham”, acrescentou Carlitinho Oliveira.
PRESIDENTE DA CÂMARA PEDE REPARO NO MURO DA BERNARDINO DE CAMPOS
No último dia 24 de março, o Presidente da Câmara Municipal, Luiz Carlos de Oliveira - “Carlitinho” -, encaminhou ao Prefeito Jacob o Ofício nº 46/2017, solicitando informações quanto ao cronograma de reparo do muro de arrimo localizado ao final da Avenida Bernardino de Campos na confluência com a Rua Dr. Laudo Ferreira de Camargo, destruído parcialmente em razão de acidente ocorrido com o tombamento de um container sobre o referido muro.
Comissão de Justiça e Redação se reúne

A Comissão de Justiça e Redação composta pelos vereadores presidente Esequiel Pereira dos Santos, vice Gilberto Piassa e membro Pedro Maurício Pereira, se reuniu na tarde de quarta-feira, dia 12 de abril, para emissão de pareceres dos projetos que foram lidos na última sessão e os possíveis que entrarão na pauta da próxima sessão a ser realizada na noite de segunda-feira, dia 17 de abril.
Carlitinho enaltece o potencial turístico e cultural de Amparo

O presidente da Câmara Municipal de Amparo, Carlitinho Oliveira voltou a conversar com sua base política em Brasília para saber mais sobre os requisitos necessários para inserir o município de Amparo no programa de financiamento de ações voltadas ao turismo e à cultura junto ao Fundo de Desenvolvimento do Turismo.

O Fundo tem objetivo de aumentar o fluxo de turismo no país dos blocos, com financiamento entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Carlitinho se empenha para que o nosso município seja inserido no turismo municipal.

Esta previsto reunião com os vereadores nesta segunda-feira, dia 8 de maio às 17h30, e com o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Marcelo Craveiro para que ele possa explanar sobre o planejamento de sua secretaria.

Segundo o vereador, Amparo é uma estância hidromineral que deve ser explorada pelo turismo. “Amparo possui um grande acervo religioso, patrimônio histórico, etc”, disse Carlitinho.
Carlitinho propõe projeto de mutirões para a Terceira Idade

O presidente da Câmara, vereador Carlitinho Oliveira, inspirado em projetos que alcançaram sucesso em outros municípios, encaminhou ao prefeito Jacob o Ofício n 63/2017 solicitando dele apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Segurança e da Secretaria de Saúde para desenvolvimento de projeto de mutirões envolvendo os idosos do nosso Município.

Carlitinho propõe a realização de mutirão da beleza, odontológico, oftalmológico e da saúde, os quais deverão constar de um calendário para que em cada período do ano tenhamos em nosso município uma edição previamente definida.

Estes mutirões serão realizados com a participação do voluntariado envolvendo os diversos profissionais das respectivas áreas, bem como empresas do segmento privado, entidades de benemerência e hospitais da cidade que estarão todos colaborando em cada edição, pois o objetivo do projeto é basicamente devolver aos idosos, dignidade, autoestima, alegria e qualidade de vida. "Primeiro iremos envolver as secretarias do município para a definição do calendário anual para a realização dos mutirões e, segundo, iremos fortalecer um ciclo de parcerias com a iniciativa privada, entidades de benemerência e hospitais da cidade para que, como resultado final, alcance o objetivo central de proporcionar saúde e qualidade de vida aos idosos. As edições serão realizadas com muita atenção e cuidado, o que significa dizer que estaremos cumprindo com o nosso mister de bem servir àqueles que sempre contribuíram para o desenvolvimento do nosso município de Amparo ", disse o vereador Carlitinho Oliveira.

Além disso, Carlitinho reconhece que ações como essas irão despertar nos nossos idosos o sentimento de valorização, admiração e respeito, principalmente porque o trabalho será desenvolvido por voluntários que estarão dedicando o seu tempo e o seu conhecimento em prol de uma causa nobre e dignificante.
Fundo Nacional do Idoso vai financiar projetos para Amparo

O presidente da Câmara Municipal de Amparo, vereador Carlitinho Oliveira, está recorrendo ao Fundo Nacional do Idoso para a obtenção de recursos públicos para custear diversos projetos voltados à política da melhor idade no âmbito do Município de Amparo.

Carlitinho já estabeleceu contatos com a sua base de apoio político em Brasília para iniciar o fluxo de análise e aprovação de projetos voltados à melhoria da saúde e qualidade de vida dos idosos, possibilitando com isso a liberação de recursos ao município de Amparo. A principal fonte de custeio do Fundo Nacional do Idoso consiste na dedução de, no máximo, 1% do imposto de renda devido por pessoas físicas ou jurídicas que poderão contribuir para o financiamento de programas e ações para assegurar os direitos sociais do idoso. "A idade chega para todos, pois este é o ciclo natural da vida. Por isso mesmo entendo que é nosso dever como vereador trabalhar para incentivar a parcela da população que poderá colaborar com a arrecadação de recursos ao Fundo Nacional do Idoso deduzindo até o limite máximo de 1% do imposto de renda devido, conforme autoriza a Lei Federal 6.015/05, pois essa importante fonte de captação de recursos estando à disposição dos Municípios, com certeza será determinante na melhoria das condições de vida de muitos idosos", disse o vereador Carlitinho Oliveira.

Além disso, Carlitinho reconhece que neste momento o país vive uma grande turbulência no campo político e econômico, colocando os municípios em grande dificuldade financeira, mas, por outro lado, também entende que isto não pode servir de desculpa para impedir projetos e ações que tenham por objetivo assegurar a melhoria da qualidade de vida dos idosos.
Usuários do Parque Linear pedem melhora na acessibilidade

Atendendo ao pedido de munícipes, usuários do Parque Linear que constantemente por lá se deslocam procuraram o vereador e presidente da Câmara Municipal de Amparo Luiz Carlos de Oliveira, o Carlitinho Oliveira, para explicarem ao nobre vereador sugerindo estudo por parte do setor responsável quanto da possibilidade do rebaixamento de três pontos do canteiro que divide a via, Av. Dr. Carlos Burgos, da referida área destinada à circulação de bicicletas e cadeirantes existentes ao longo de determinados trechos da 2ª Etapa do Parque Linear.

Após as conversas com alguns munícipes Carlitinho encaminhou indicação ao prefeito explicando que nestes locais serão necessários rebaixamentos no referido canteiro de maneira a proporcionar melhora na acessibilidade de todos, principalmente quando dos acessos bairro/parque ou vice versa, poderia ser facilitado em sua extensão entre a rotatória de acesso ao mencionado bairro até as proximidades da Rua Noedir Mazzini.

A justificativa apresentada melhora o entendimento de alguns moradores/usuários quanto às pequenas, mas importantes benfeitorias que proporcione o nivelamento desses pontos desejados. Neste local da maneira que se encontra a guia, nem mesmo cadeirantes conseguem acesso facilitado, sendo que no próprio projeto original deveria prever que aquele local, de aproximadamente cinco metros, teria que ser rebaixado ou pelo menos plano com pequeno declive.

Muitos desses usuários são aposentados e a presença da guia exige que eles tenham que descer da bicicleta para acessar o passeio (calçamento) que o leva ao já existente acesso à cadeirante e, consequentemente, sua travessia final sentido Ginásio Municipal. Importante mencionar que aquele trecho da Av. Dr. Carlos Burgos diariamente conta com intenso fluxo de veículos, pedestres, inclusive capivaras, dado ao crescimento populacional daquela região devido ao próprio desenvolvimento do município.

Outros dois pontos que necessitam de rebaixamentos do canteiro, ambos ficam direcionados para a saída da Av. Dr. Carlos Burgos e Parque Linear por meio das ruas Dr. Rodrigo de Arruda Botelho e Noedir Mazzini, localizadas no Jardim Camanducaia.

Ocorre que ciclistas ou cadeirantes estando em deslocamento pelas referidas vias sentido a área destinada a eles no Parque Linear, ou dela queiram acessar o bairro, acabam obrigados a percorrer um determinado trecho de quarteirão até onde de fato fica a guia rebaixada do canteiro contendo o acesso.

Caso ocorram essas melhorias se faz necessário rebaixamento de guias de calçamentos próximos às curvas das citadas vias Rodrigo Arruda e Noedir Mazzini, para que fique direcionadas e alinhadas a faixa de pedestres existentes, e como exemplo a seguir, quanto às melhorias desejadas nos pontos apontados, um morador cita a acessibilidade facilitada existente na Rua Comendador Guimarães próximo à empresa Marmoraria Novelli. “Peço que os responsáveis por obras analisem a possibilidade de abertura desses mais dois acessos no canteiro divisório e o rebaixamento da guia lá naquela rotatória de acesso ao bairro a fim de proporcionar mais segurança a todos”, finaliza Carlitinho.